De ética no estado, não sobrou nem a comissão (sem duplo sentido)

Quem puxar um pouquinho pela memória, acho que consegue lembrar. Era 2011, quando no auge de uma atitude de probidade, o ex-governador Sérgio Cabral criou a Comissão de Ética Pública Estadual (Cepe). O contexto eram as primeiras denúncias que surgiram à época sobre a utilização por Cabral de um jatinho para ir do Rio à Bahia, para o aniversário de Fernando Cavendish.

Com o governador agora preso, acredito que por atitudes não exatamente éticas, fui tentar descobrir que fim levou essa comissão. Pois bem, existe um site ativo, ligado à página do governo estadual. Lá, consta a estrutura básica da Cepe, formada por juristas sob a presidência do procurador aposentado Everardo Moreira Lima.

Então, liguei para Everardo e perguntei como anda a comissão. Sua resposta:

“A comissão não existe mais. Foi dissolvida, assim que terminou o governo do…”

“Do Sérgio Cabral?”, perguntei.

“Sim, sim. Queríamos que fosse criado um mecanismo específico para a fiscalização do governador e de seu vice. Isso não aconteceu. Optamos por dissolver a comissão”.

Muito legal então. Há um site ativo do ético governo estadual dizendo que um presidente preside uma comissão que não existe.

A última resolução da Cepe disponível na internet, de 2012, regula a participação de funcionários públicos no carnaval, vedando, por exemplo, que os servidores usem camarotes de fornecedores do estado e tal. Mas, enfim, quem vai controlar isso, se sequer existe uma comissão?

No fim da breve conversa, perguntei a Everardo o que ele achava da atual situação do ex-governador Cabral, que o nomeou à época na comissão, preso.

“Prefiro não comentar. Não seria ético de minha parte.”

Vida que segue.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s